Você sabia que…
A data 13 de maio começou a ser homenageada em 1968 pela Seção de Subsistência (Rancho AFA) visava à confraternização de todos e também se comemorava o Dia das Mães. Na época o chefe era o Ten Int Romanini. A iniciativa toda foi do Taifeiro Casemiro, onde o mesmo, após conversar com os amigos formaram dois times, os “Pretos” e os “Brancos” todos do Rancho.
O primeiro jogo foi realizado no dia 11/05/1968 (Sábado). O Taifeiro Casemiro escalou os dois times e durante a partida passou o “comando” dos “Brancos” aos TORCEDORES presentes (Taifeiro Longo, Taifeiro Botelho, Taifeiro Boroto, Taifeiro Rocha, Taifeiro Júlio, Taifeiro Dolfini, Taifeiro Bacci, Taifeiro Torres e Taifeiro Aparecido).
Para que esse jogo fosse realizado foi necessário fazer a locação de uniformes, das bolas e do campo do União.
A arrecadação total para o custo do jogo foi mediante “vaquinha” de todos os participantes, inclusive a queima de fogos (rojões) e a “caixinha” do juiz.
O placar do primeiro jogo foi de 5 x 1 para os “Pretos”. Na platéia, nada mais que trinta torcedores militares e civis que ali estavam.
Para este primeiro jogo não houve ao final da partida o tradicional “churrasco” devido à falta de apoio financeiro. Simplesmente foram degustadas duas garrafas da maravilhosa “CACHAÇA BRASILEIRA” (Pinga).
Desde 1968 até a presente data este evento sempre se realizou, tornando-se tradicional.
O maior placar que se tem conhecimento foi 11 x 1 para os “Pretos”.
Assim ficaram os times:
| “Brancos” | “Pretos” |
| Azevedo / Raal José Pedro / Djalma Barreto / Borrajo Rossi / Batista Graziano / Vicente Vailati / Bastos Dalvim / Marconi |
Rodrigues / Oscar Camargo – “Bolinha” Casemiro / José Éusio Natal / Coutinho Tião Cachaça / Cevenapi Cinat (que era dos “Brancos”) Corimba (que também era dos “Brancos”) |
Estatísticas do primeiro jogo
Local: Campo do União (Pirassununga-SP)
Juiz: João Agripino (deixou a carroça e a égua na calçada)
Renda total: duas garrafas de cachaça (pinga)
Público: 30 não pagantes
Placar: “Pretos” 5 X 1 “Brancos”
Gols da partida:
“Pretos” – Bolinha 1, José Éusio 2, Natal 1, Oscar 1
“Brancos” – Batista 1
Talvez, o Sr. Casemiro não imaginava que essa confraternização de estende-se ao longo de todos esses anos.
Parabéns Sr. Casemiro!
Agora, compete a nós e aos futuros Taifeiros do Rancho da AFA dar continuidade a essa democrática e importante homenagem que a Seção de Subsistência faz ao dia 13 de maio (Abolição da Escravatura)
- Sr. Casemiro
- 2013 - Sr. Casemiro sendo homenageado
- Sr. Casemiro e homenagem


